sábado, 5 de dezembro de 2009

Atividade 4_5

Nome do cursista: Sandra Cristine T. de Sena e Vera Lúcia Ledo Turma: A
Tutora: Nilsângela Santos


PROJETO DE TRABALHO
Olhar a cidade
Atividades de desenho individual e coletivo para exercitar a memória e apurar o olhar até mesmo sobre as coisas mais simples
Introdução: Acho que acontece a mesma coisa com as outras coisas que temos em excesso. Quero dizer, temos muitas coisas em excesso nos dias de hoje. A única coisa que não temos o suficiente é tempo. E ter em excesso significa que nada temos. A atual superabundância de imagem significa, basicamente, que somos incapazes de prestar atenção. Somos incapazes de nos emocionarmos com as imagens. Atualmente, as histórias têm que ser extraordinárias para nos comoverem. As histórias simples... não conseguimos mais vê-las.

Objetivos: Desenvolver o olhar e a observação.
Fazer desenhos de observação e de memória.

Ano (antiga série): 8º. e 9º. Anos
Tempo estimado: Três aulas de 50 mintuos
Conteúdo: Treino do olhar. Experimentar o olhar investigativo e experimentar diferentes formas de desenhar:

Recursos didáticos: Bloquinho com cerca de 10x15cm, sem pauta, caneta esferográfica ou hidrográfica preta, visor feito de papel grosso preto (10x15cm com elemento vasado de 3x2cm), lápis grafite 6B, cartolina branca, máquina fotográfica e computador.


Organização da classe: No segundo momento do trabalho, os alunos devem trabalhar em duplas


Desenvolvimento das atividades: "...o olho, fronteira móvel e aberta entre o mundo externo e o sujeito, tanto recebe estímulos luminosos (logo, pode ver, ainda que involuntariamente) quanto se move à procura de alguma coisa, que o sujeito irá distinguir, conhecer ou reconhecer, recortar do contínuo das imagens, medir, definir, caracterizar, interpretar, em suma, pensar" (BOSI, 1988: 66).
1ª aula

Converse com a turma sobre o olhar: Quais são os percursos que fazem cotidianamente, para onde vão, por onde andam? Nos fins de semana fazem passeios e vão a lugares diferentes? Para onde cada um gosta de olhar e o que chama mais a atenção nesses caminhos?
Peça aos alunos que puxem pela memória e anotem suas lembranças no caderninho. Esses primeiros registros podem ser escritos.Depois, peça que os alunos desenhem, de memória, um elemento presente no percurso de casa até a escola: uma casa, uma árvore, um poste de luz, um muro, um outdoor.
O desenho deve ser o mais detalhado possível. Em seguida, proponha que continuem desenhando o contexto em que esse elemento se encontra: a calçada, as casas, os prédios, a rua, as árvores, as pessoas passando, e o que mais houver em torno dele.
Lição de casa
Como exercício para realizar em casa, peça aos alunos que façam dois desenhos de observação do mesmo elemento presente no percurso de casa até a escola, segundo diferentes pontos de vista. Um deles deve ser continuado com o contexto em que o elemento está inserido, e o outro reservado para ser usado na escola, na aula seguinte.

2ª aula

Comece a aula pedindo que cada aluno reflita sobre a experiência de fazer os dois desenhos. Em seguida, peça que comparem o desenho de memória com o de observação. Esse exercício de comparação deve ser feito por escrito, para que os alunos possam organizar o pensamento. Socialize as reflexões e encerre a atividade desafiando os alunos a elaborar uma definição para desenho de memória e outra para desenho de observação. Depois da discussão, inicie a atividade do dia, que implica em pedir para que um colega continue o desenho de observação do elemento, feito em casa, imaginando o contexto em que ele se encontra. Essa etapa pode ser realizada com outra cor de caneta, para evidenciar o autor de cada parte do desenho. Enquanto um desenha, o outro observa, procurando pela diferença, lembrar-se do lugar. Depois, os alunos devem comparar os resultados.
Lição de casa
A palavra panorama se refere à visão ampla de uma área circunvizinha. Uma imagem verdadeiramente panorâmica deve capturar um campo de vista comparável (ou maior do que) ao do olho humano, que é de 160° por 75°, e deve manter os detalhes precisos através do retrato inteiro. O panorama permite ao espectador observar a paisagem como se estivesse no alto de uma montanha. Como exercício, peça que os alunos escolham, entre a casa e a escola, um trecho do percurso que tenha uma vista privilegiada da cidade, e que registrem essa imagem em um pedaço de papel com o dobro do tamanho do bloquinho de anotações. Sugira que realizem o mesmo caminho várias vezes com esse olhar cuidadoso, para que sejam criteriosos na escolha do panorama. A proposta desse plano é aguçar o olhar, não necessariamente para o desenho.

3ª aula

Panorama fotográfico: conjunto de fotografias montadas para formar uma única imagem
Inicie esta aula com uma apreciação de imagens de paisagens urbanas. Se a escola tiver uma sala de informática, indique sites interessantes (veja dicas em Para saber mais) e peça que os alunos pesquisem imagens panorâmicas na rede. Mas, se isso não for possível, a mesma apreciação pode ser feita com imagens de diferentes procedências, como cartões postais com paisagens de cidades, imagens de revistas, jornais, livros de fotografia e de pintura.
Em seguida, proponha que a classe realize um desenho coletivo, que mostre uma paisagem panorâmica no entorno da escola. A idéia é que cada um desenhe uma parte desse panorama. Peça ajuda aos alunos para escolher a locação que vai ser representada, e dê preferência a um local com acomodações adequadas.
Leve a turma, munida de cartolinas brancas cortadas no formato 30x15cm na posição horizontal e grafite 6B, para o lugar escolhido. Para desenhar, é importante ter o apoio de uma prancheta ou de um pedaço de madeira, ou de um caderno. Os alunos precisam se sentar, um ao lado do outro, diante da paisagem, pois a idéia é que cada um desenhe um fragmento da imagem. Eles podem combinar os limites de cada desenho, ou seja, onde começa e onde termina seu ponto de vista.
Ao retornar à escola, fixe os trabalhos um ao lado do outro, formando um único desenho panorâmico. Na hora de apreciar, observe como cada um realizou o desenho, as proporções, o traço, o enquadramento, a ocupação do espaço, os diferentes tons do grafite.
Atenção

Estimule seus alunos para que andem com o bloquinho na mochila, para realizar registros sempre que desejarem.

Sugestões para produto final: Os trabalhos de seus alunos podem virar, por exemplo, cartões postais com desenhos de observação de locais do bairro onde estudam. Você pode organizar uma exposição com pinturas panorâmicas de paisagens do bairro.


Avaliação: O bloquinho de registro é o principal testemunho do processo. Retome com os alunos todas as atividades, focando a conversa nas transformações do olhar.

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